Dresden (Alemanha) – No dia 16 de setembro, quatro oficiais intermediários do Exército Brasileiro concluíram o Curso de Comandante de Subunidade Internacional (Internationalen Einheitsführerlehgang) na Escola de Oficiais do Exército Alemão (Offizierschule des Heeres). O curso, com duração de três semanas, foi oferecido aos oficias das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Engenharia, como um módulo adicional ao programa que estes oficiais atualmente já realizam no país. O principal objetivo do curso foi apresentar o Processo de Condução de Operações Terrestres (Militärischer Führungsprozess) e, também,  conhecer as estruturas militar e política da Alemanha, assim como as peculiaridades culturais de sua sociedade. Participaram deste curso, 15 oficiais de 9 países.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As principais disciplinas ministradas na escola são liderança operacional e tática; direito militar; educação política; história militar; gestão de pessoal e habilidades sociais. Os militares brasileiros também tiveram a oportunidade de participar das provas de seleção para as Medalhas de Proficiência no Serviço de Tropa (Leistung im Truppendienst) e Desportiva Alemã (Deutsches Sportabzeichen), fazendo jus às condecorações após atingirem todos os índices exigidos pela Bundeswehr.

A Escola de Oficiais do Exército Alemão está sediada em Dresden e é o principal centro de treinamento para oficiais e candidatos a oficiais da Força. Os cursos de aplicação e treinamento avançado podem durar de alguns dias até quatro meses, de acordo com o programa. Por meio de programas de intercâmbio e cooperação bilateral, a escola recebe, anualmente, cerca de 60 alunos de diferentes países que completam seus cursos e treinamentos.

 

Fonte: Aditância do Brasil na Alemanha

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).