O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” recebeu, em 31 de março, a visita técnica dos Coronéis Veteranos Jorge Luis Domingos Ferreira e José Luis Oliveira Lima, do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), que atua como órgão de coordenação executiva do Estado Maior do Exército (EME) para gerir o Portfólio Estratégico do Exército (Ptf EE).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento foi conduzido pelo Chefe da Seção de Avaliação de Sistemas e Materiais de Emprego Militar (SAMEM) do CAEx, Coronel Ismael Cardoso de Campos, com o Tenente-Coronel Marco Aurélio de Souza e com o Major Edisson Nogueira Campista Junior, teve por finalidade coordenar o apoio da organização militar para a avaliação de componentes do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), no que concerne às estruturas de Teste e Avaliação (T&A), e apresentar o estágio de avaliação, no CAEx, dos meios obtidos pelo Programa.

A visita aumentou a integração entre o EME e o CAEx, no propósito de incrementar as atividades de fortalecimento e consolidação da presença e da capacidade de monitoramento e de ação do Estado Brasileiro na faixa de fronteira, através do SISFRON.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).