NPaOc “Apa” em patrulha naval nas proximidades da FPSO Cidade Anchieta

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou, entre os dias 22 e 28 de fevereiro, ações de patrulha naval e de inspeção naval, sob a responsabilidade do Centro Regional de Segurança Marítima do Comando do 1º Distrito Naval (CRSM-1), na área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, a fim de fiscalizar as águas jurisdicionais brasileiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nesse período, o planejamento do CRSM-1 resultou no emprego do NPaOc “Apa” como elemento avançado de Segurança Marítima no patrulhamento das áreas marítimas das Plataformas: Flouting, Production, Storage and Offloading (FPSO) Cidade de Anchieta; FPSO Cidade de Vitória; FPSO Capixaba; FPSO Espírito Santo; P-57; P-58; PPER-1; e MOP-1.

O CRSM-1 procura compreender as tendências e as relações dos atores que podem impactar a defesa, a segurança, o meio ambiente, a economia e o Entorno Estratégico Brasileiro, por meio de elementos avançados de Segurança Marítima. Ele assessora o Comandante do navio no Processo de Tomada de Decisão, tendo em vista sua experiência na avaliação de cenários e suas informações atualizadas por meio de diversos sistemas de monitoramento.

weqrtuijehyrsgfatgryherfq
Lancha Orgânica durante inspeção naval em embarcação pesqueira

A aplicação do Poder Naval nas Atividades Benignas, com uso limitado da força com planejamento e com a colaboração do CRSM-1, elevou o patamar dos resultados. Além de abrir novas possibilidades, por meio do monitoramento das ações de presença e da fiscalização da área de interesses marítimos, aumentou a consciência situacional marítima, contribuindo para o cumprimento da missão do Comando do 1º Distrito Naval e, portanto, para a segurança da Amazônia Azul.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).