Alunos no passadiço acompanham os serviços de praticagem

Os alunos da Escola de Oficiais da Marinha Mercante do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar acompanharam, no dia 7 de maio, o serviço de praticagem fornecido pela empresa Pará River Pilot. Os alunos conheceram a rotina de “prático” por um dia, partindo do cais da empresa, em Belém (PA), em direção ao Navio de Carga Geral “AAL MARS” que estava atracado em Vila do Conde (PA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após a chegada na embarcação, os alunos foram direcionados até o passadiço, onde foram recebidos pelo Terceiro Piloto e, em seguida, pelo Comandante do Navio. Antes do início da manobra, os alunos conheceram alguns detalhes sobre a profissão de “prático” de navios, assim como realizaram uma breve entrevista com o Comandante da embarcação.

O Comandante do Navio “AAL MARS”, que atua na profissão há 20 anos, falou um pouco sobre a viagem. O navio estava em comissão havia 40 dias com uma tripulação de 19 pessoas, sendo dois praticantes. O Comandante mencionou também sobre os desafios encontrados no cargo de Comando, dando destaque ao relacionamento interpessoal a bordo, além de citar o afastamento de casa que, no ponto de vista dele, é a maior dificuldade dos marítimos.

dwqatg5euifjytrgfaed3e
Alunos conhecem detalhes da profissão de “prático”

Após a entrevista e toda a preparação para a saída, iniciou-se a manobra de desatracação e início da navegação do navio rumo ao próximo destino. A eficácia da tripulação e o emprego do prático mostraram a qualidade e real necessidade do serviço de praticagem para a garantia de agilidade e segurança da navegação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).