Navio-Patrulha “Gurupá” reboca o barco de pesca “Pombuçu”

O Navio-Patrulha (NPa) “Gurupá”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou, no período de 4 a 15 de julho, patrulha naval no litoral dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. No dia 12 de julho, o navio recebeu um pedido de socorro realizado pela embarcação de pesca “Pombuçu”, com seis tripulantes a bordo, que estava nas proximidades de Saquarema (RJ). Visando à salvaguarda da vida humana no mar, o NPa “Gurupá” demandou a posição reportada e, após verificar as boas condições de saúde dos tripulantes, rebocou a embarcação até a Enseada do Forno, em Arraial do Cabo (RJ), onde poderia receber apoio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o período de patrulha naval, foi executada ação de presença nas bacias petrolíferas do Espírito Santo, verificando as condições de segurança da navegação e prevenção à poluição hídrica para a continuidade da produção petrolífera das plataformas. As fiscalizações de embarcações permitiram coibir possíveis ilícitos nas proximidades dessas estruturas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).