O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), renomado por seu compromisso com a excelência em educação e pesquisa, celebrou um momento significativo em sua trajetória no dia 25 de janeiro. O Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, após um mandato de sete anos marcado por avanços e inovações, passou o cargo de Reitor ao Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, numa cerimônia prestigiada que contou com a presença de autoridades militares e civis em São José dos Campos, São Paulo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Transição e Gratidão

ITA 2024 1

O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e marcou não apenas a transição de liderança, mas também a celebração de uma gestão bem-sucedida. O Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, ao encerrar seu ciclo como Reitor, fez questão de expressar sua gratidão pelo apoio e confiança recebidos, enfatizando o orgulho e o impacto do ITA na sociedade brasileira ao formar cerca de 7.000 engenheiros ao longo de 74 anos.

Uma Nova Era de Liderança

ITA 2024 13

O novo Reitor, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, traz consigo um vasto conhecimento e experiência, tanto acadêmica quanto administrativa. Com uma formação robusta que inclui pós-graduação em Administração, mestrado em Tecnologia e Inovação e doutorado em Administração, sua visão para o ITA é de continuidade e renovação, almejando manter a instituição como referência em excelência no ensino, pesquisa, corpo docente e discente.

Expansão e Unidade

A cerimônia também foi palco de discussões sobre o futuro e a expansão do ITA, com a recente inauguração da pedra fundamental do primeiro campus avançado do instituto no Nordeste, localizado na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). O Professor Doutor Lorenzi destacou a importância dessa expansão, enfatizando a unidade e integridade do ITA, mesmo com a presença física em mais de uma localidade.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).