Foto oficial da 18ª Reunião Anual de Especialistas V-RMTC & T-RMN

Debatendo Consciência Situacional Marítima (CSM) e compartilhamento de informações como forma de soluções voltadas para segurança marítima, foi realizada em Roma, Itália, entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro, a 18ª Reunião Anual de Especialistas da Comunidade conhecida como Virtual Regional Maritime Traffic Centre & Trans Regional Maritime Network (V-RMTC & T-RMN, da sigla em inglês para Centro Virtual Regional de Tráfego Marítimo e Rede Trans-Regional Marítima).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comunidade V-RMTC & T-RMN reúne 35 países-membros que cooperam em compartilhamento de informações visando ao incremento da CSM e segurança marítima, compondo uma rede virtual que conecta os Centros de Operações Marítimas dos participantes, das quais a Marinha do Brasil, ao lado de Itália, Índia e Singapura compõe lideranças técnicas.

cmg joao batista realiza apresentacao aos participantes durante
Comandante do Centro de Operações Marítimas realiza apresentação aos participantes durante a 18ª Reunião Anual de Especialistas V-RMTC & T-RMN

O Comandante do Centro de Operações Marítimas (COpMar), Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa, representou a liderança técnica da Marinha do Brasil e realizou apresentações, abordando a criação do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), suas tarefas e experiências no incremento da CSM e motivações para o estabelecimento de um Centro de Operações Marítimas, seus sistemas de monitoramento, bem como principais resultados no trabalho interagência, fruto da atividade da nova organização militar.

Na mesma oportunidade, foi apresentado o trabalho exercido pelo COMPAAz, por meio do COpMar em seu papel como Centro de Dados Regional do sistema Long-Range Identification and Tracking of Ships (LRIT), arquitetura do sistema e o serviço inerente oferecido a outros países por meio da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), seus benefícios e custos envolvidos. Também foi apresentado o Console de Imagens Táticas de Realidade Aumentada (CITRA), sistema de tecnologia inovadora desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), elogiado pelos presentes, gerando interesse e perguntas relacionadas a suas principais funcionalidades que envolvem o conceito da aplicação da realidade aumentada e interface com os demais sistemas de monitoramento.

O encontro anual de especialistas reuniu 24 participantes membros das Marinhas da Albânia, Argentina, Bélgica, Brasil, Bulgária, Camarões, Chile, Croácia, Chipre, Equador, Eslovênia, Espanha, França, Geórgia, Gana, Grécia, Índia, Israel, Itália, Malta, Montenegro, Reino Unido, Romênia e Singapura, além de observadores de Omã, Somália e Togo, contando com a participação especial do Professor Christian Bueger, titular de Relações Internacionais da Universidade de Copenhagen e especialista em segurança marítima.

As interações ocorridas, durante a 18ª Reunião Anual de Especialistas, na abordagemdos assuntos e debates relacionados à CSM, como facilitador essencial no estabelecimento da segurança marítima, traduz a rede V-RMTC & T-RMN como um dos mais importantes mecanismos de cooperação e compartilhamento de informações, tendo como propósito aperfeiçoar os aspectos técnicos e aprimorar os sistemas de intercâmbio de dados sobre o Tráfego Marítimo entre membros, verificando os ajustes necessários que possam ajudar a melhorar as redes de comunicação e estreitar cada vez mais os laços de amizade entre as Marinhas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).