Em uma celebração que iluminou a noite de sexta-feira, o comandante-geral dos Bombeiros do Rio Grande do Norte, coronel Monteiro, e o subcomandante-geral, coronel Franklin, foram agraciados com a “Medalha e Comenda HOMENS DE HONRA no Grau Cavalereisco de Comendador”. Este reconhecimento, concedido pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), reflete não apenas os valores de civismo, coragem e virtuosidade, mas também reconhece a contribuição inestimável desses líderes ao bem-estar da sociedade.

Uma Parceria Fundadora de Honra

Criada em 2005, a Comenda HOMENS DE HONRA nasceu de uma colaboração entre a ABRASCI e o Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, especificamente com o 1º Batalhão de Policiamento de Choque “Tobias Aguiar”. A iniciativa tinha o objetivo de celebrar indivíduos cujas ações e modo de vida exemplificam o verdadeiro significado de honra, muitas vezes sem o devido reconhecimento público.

Honra: Um Valor Inestimável

O conceito de honra, enraizado em qualidades como probidade, coragem e virtude, é o pilar desta distinção. Ele celebra não só as capacidades intelectuais e morais extraordinárias dos homenageados mas também seu compromisso especial com a sociedade. Esta comenda é um lembrete poderoso de que as verdadeiras realizações não residem apenas nas grandes ações, mas também na integridade e na força de caráter diários.

Heróis Anônimos no Palco da Gratidão

A ABRASCI, ao conferir esta honraria, busca elevar aqueles heróis anônimos que dedicam suas vidas ao serviço altruísta, seja por meio do salvamento de vidas, da transformação de histórias ou da promoção de mudanças positivas. Estes indivíduos, que fazem uma diferença significativa em suas comunidades, são a prova viva de que o heroísmo verdadeiro muitas vezes reside na quietude de ações nobres e no compromisso contínuo com o bem comum.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).