No último mês, o Comando de Operações Terrestres (COTER) realizou uma importante Visita de Orientação Técnica em Goiânia, Goiás. O objetivo dessa visita, conduzida pela Chefia de Missão de Paz, Aviação e Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (Ch Mis Paz Av/IGPM), foi estreitar os laços e promover a cooperação entre o Exército Brasileiro e as forças de segurança estaduais. Neste artigo, vamos explorar como essa iniciativa fortalece a integração e a capacidade operacional das instituições envolvidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Recepção Honrosa da Polícia Militar de Goiás

Snapinsta.app 393825804 342910671835022 2085115485119790753 n 1080

A Visita de Orientação Técnica começou com uma recepção honrosa no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Goiás (PMGO). O General de Brigada Alexandre Ribeiro de Mendonça, Inspetor-Geral, foi calorosamente recebido pelo Comandante-Geral da PMGO, Coronel QOPM André Henrique Avelar de Souza, com honras militares da Corporação. Durante essa ocasião, os anfitriões apresentaram a organização, os desafios e as capacidades operacionais da PMGO, oferecendo uma visão detalhada do trabalho realizado pela corporação em prol da segurança do Estado de Goiás.

Conhecendo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Snapinsta.app 395684908 342910648501691 5210213795103104847 n 1080

Em seguida, a delegação do Exército Brasileiro visitou o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO), onde foram recepcionados pelo Comandante-Geral da Corporação, Coronel BM Washington Luiz Vaz Júnior. Durante essa etapa, tiveram a oportunidade de conhecer o Estado-Maior da Corporação e aprender sobre os principais serviços prestados à sociedade goiana. Além disso, foram apresentados a diversos projetos desenvolvidos pela equipe do Corpo de Bombeiros, destacando a importância desse órgão de segurança pública na garantia da segurança e no atendimento às emergências no estado.

Fortalecendo os Vínculos Institucionais

Essas atividades de intercâmbio e cooperação demonstram o compromisso do Exército Brasileiro em fortalecer os laços institucionais com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Goiás. A presença do Inspetor-Geral, General Alexandre Ribeiro de Mendonça, e do Comandante de Operações Especiais, General de Brigada André Lúcio Ricardo Couto, destaca a importância estratégica dessa iniciativa. A integração entre as forças de segurança é fundamental para a eficácia das operações conjuntas e para a segurança da população goiana.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).