NpaOc “Araguari” participou do Exercício Multinacional “Obangame Express 2023” em conjunto com 33 países

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” retornou a Natal em 10 de março após participar do Exercício Multinacional “Obangame Express 2023” com 33 países dos continentes americano, africano e europeu. A missão, que durou dois meses na África, envolveu a realização de exercícios e treinamentos com navios das Marinhas de Angola, República Democrática do Congo, República do Congo, Namíbia e França.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os exercícios visaram capacitar militares dos países africanos do Atlântico Sul na coordenação de ações contra crimes como pirataria, sequestro de pessoas, tráfico de armas e drogas, e pesca ilegal. Além disso, promoveram ações sociais e apoiaram a política externa por meio do fortalecimento de laços institucionais com os países participantes.

Marinheiro Dantas conhece sua primeira filha, que nasceu durante o Exercício “Obangame Express 2023”

Durante a recepção, emoções foram intensas conforme o NPaOc “Araguari” se aproximava do cais. O Marinheiro Dantas expressou sua gratidão e alívio ao reencontrar sua esposa e conhecer sua primeira filha, Bianca, que nasceu durante o período da comissão.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).