O Navio-Patrulha “Gurupi” da Marinha do Brasil (MB) chegou ao Porto de Santos nesta tarde, marcando um fortalecimento significativo nas ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no litoral paulista. Esta chegada é um passo importante para intensificar o patrulhamento e a fiscalização de embarcações na região, reafirmando o compromisso da MB com a segurança e a ordem nas águas brasileiras.

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Resgate Heroico no Litoral do Rio de Janeiro

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Náufragos receberam atendimento médico ao chegarem na Capitania dos Portos de São Paulo

Durante sua navegação para Santos, o “Gurupi” desempenhou um papel crucial no resgate de três homens que estavam à deriva por três dias em um bote de alumínio próximo à Ilha Grande, em Angra dos Reis. Esta operação de resgate, iniciada pelo navio mercante “Bow Atlantic” e concluída pelo “Gurupi”, destaca a eficácia e a prontidão da Marinha em situações de emergência. Os náufragos, resgatados com sinais de desidratação, receberam os primeiros socorros a bordo do navio mercante e foram posteriormente transferidos para o “Gurupi”, que os levou em segurança para a Capitania dos Portos de São Paulo para atendimento médico.

Coordenação e Agradecimento nas Operações de Salvamento

O sucesso desta missão de salvamento é atribuído à coordenação eficiente entre diferentes entidades. O Capitão de Fragata Carlos Eduardo, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sul Sudeste, enfatizou a importância da colaboração e agradeceu especialmente ao comandante do “Bow Atlantic” e à Praticagem de São Paulo. Esta operação exemplifica a sinergia necessária para a salvaguarda da vida humana no mar.

O Papel do SALVAMAR e a Tecnologia NAVSEG

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) desempenha um papel vital na missão de resgatar pessoas em perigo em águas brasileiras. Com uma equipe preparada 24 horas por dia e uma estrutura de auxílio mútuo marítimo, o SALVAMAR demonstra a capacidade da MB em responder prontamente a emergências. Além disso, o aplicativo NAVSEG, desenvolvido pela Marinha, é uma ferramenta inovadora que contribui para a segurança da navegação, permitindo o monitoramento em tempo real das embarcações e facilitando ações de socorro rápidas e eficientes.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).