Almirante de Esquadra Borges condecora o Navio Oceanográfico “Antares” com a Ordem do Mérito Naval

O Navio Oceanográfico (NOc) “Antares” foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Naval, em cerimônia realizada a bordo do navio, presidida pelo Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, no dia 15 de junho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Ordem do Mérito Naval, criada em 1934, destina-se a premiar os militares da Marinha que tenham distinguindo-se no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à Marinha.

O “Escorpião dos Mares” foi construído em 1984 e incorporado à Marinha do Brasil em 1988. Ao longo dos seus 33 anos de serviço, o navio tem contribuído para o apoio à aplicação do Poder Naval e à segurança da navegação na área marítima de interesse do Brasil e, ainda, para a execução de projetos nacionais de pesquisas em águas jurisdicionais brasileiras e dos resultantes de compromisso internacionais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).