O navio “Esperança do Pantanal” realizou, de 26 de fevereiro a 10 de março, a primeira comissão do ano, com a missão de levar conhecimento às populações ribeirinhas do Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A embarcação percorreu 1.040 km no Tramo Sul do Rio Paraguai, de Ladário a Porto Murtinho (MS), realizando ações cívico-sociais, fiscalização do tráfego aquaviário e ensino profissional marítimo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto ladario 1
Aula a bordo da “Esperança do Pantanal” – Imagem: CB-GR Guedes/ Marinha do Brasil

Durante a comissão, os aquaviários da região de Porto Murtinho receberam uma palestra de reciclagem, apresentada pelo Agente Fluvial de Porto Murtinho, Capitão-Tenente Auxiliar da Armada Fabiano Gonçalves Crespo. A palestra explicou o papel da Marinha do Brasil (MB), os principais tipos de autuação, os mandamentos da Segurança da Navegação e os impactos do descarte irregular de lixo.

foto ladario 2
Moradores de Porto Morrinho recebendo os kits dos militares – Imagem: CB-GR Guedes/ Marinha do Brasil

Além disso, a “Esperança do Pantanal” realizou ações cívico-sociais, doando kits de roupas novas para moradores das regiões de Porto Morrinho e Albuquerque. Essas doações foram feitas com o objetivo de ajudar as comunidades ribeirinhas e fortalecer a relação entre a população local e a MB.

As ações realizadas pela “Esperança do Pantanal” fortalecem a mentalidade marítima dos moradores e aquaviários da região sul-mato-grossense, contribuindo para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica. Essas atividades promovidas pela Agência Escola Flutuante são fundamentais para o desenvolvimento da região do Pantanal e também para a formação de profissionais capacitados para atuar no setor marítimo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).