NE “Brasil” em manobra de atracação no cais da BNRJ

O Navio-Escola (NE) “Brasil” atracou na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) no dia 9 de janeiro, concluindo, após cinco meses, a XXXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM). A comissão marcou a promoção dos 178 GM da turma “Capitão-Mor Jerônimo de Albuquerque” ao posto de Segundo-Tenente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O navio foi recepcionado pelo Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Iunis Távora Said, que, logo após a atracação, proferiu um discurso de boas-vindas aos novos Oficiais da Marinha a bordo do U27.

A VIGM teve como objetivo complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos militares na Escola Naval durante o ciclo escolar, aprimorar a formação cultural dos novos Oficiais e representar o País e a Marinha nos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços de amizade com as nações amigas.

Durante a viagem, foram ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como foi conduzida a importante fase de adaptação à vida de bordo. Devido à situação epidemiológica vigente, foi adotado um protocolo de segurança especial durante toda a comissão, com medidas sanitárias e monitoramento médico da tripulação.

q35weyhwgtqwssd
Comandante da Força de Superfície discursa para os novos Oficiais da Marinha

No período compreendido entre 4 de agosto de 2021 e 9 de janeiro de 2022, o Navio-Escola visitou 13 portos, em 11 países, incluindo o Brasil, seguindo esta sequência: Natal, Brasil; Mindelo, Cabo Verde; Lisboa, Portugal; Hamburgo, Alemanha; Londres, Inglaterra; Koper, Eslovênia; Pireu, Grécia; Civitavecchia, Itália, Toulon, França; Ponta Delgada, Portugal; Fort Lauderdale, Estados Unidos da América; Cartagena, Colômbia; e Fortaleza, Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).