Homenagem ao Almirante Tamandaré na Escuela Naval de Cadetes Almirante Padilla

Em cumprimento ao roteiro da XXXVI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, o Navio-Escola (NE) “Brasil” atracou em Cartagena das Índias, Colômbia, em 29 de outubro.

Durante o período de estadia naquele país foram realizadas diversas atividades com o intuito de estreitar ainda mais os laços entre as Marinhas das duas nações.

O primeiro evento a ser destacado ocorreu em 31 de outubro, quando o Comandante do NE “Brasil”, acompanhado do Adido Naval na Colômbia e de um grupo de Guardas-Marinha, realizou uma visita protocolar à Escuela Naval de Cadetes Almirante Padilla.Além de conhecerem as instalações, os convidados participaram de uma homenagem ao Almirante Tamandaré, com uma aposição floral junto ao seu busto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ainda no dia 31, à noite, foi promovido um evento a bordo, com as presenças do Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil na Colômbia, Luis Guilherme Nascentes da Silva; e do Comandante da Escuela Naval de Cadetes Almirante Padilla,Contra-Almirante Javier Alfonso Jaimes Pinilla, além de adidos militares e outras autoridades locais.

guardas marinha em visita ao museu naval do caribe
Guardas-Marinha em visita ao Museu Naval do Caribe

Atividades culturais também foram realizadas com o objetivo de contribuir com aformação cultural dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil. Entre os locais visitados pelos Guardas-Marinha da Turma “Capitão de Fragata Luís Barroso Pereira”, destacam-se o Castelo de San Filipe de Barajas, o Museu Naval do Caribe e a Escuela Naval de Cadetes Almirante Padilla, onde conheceram o Centro de Análise de Combate ao Narcotráfico Marítimo.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).