No período de 7 a 12 de novembro, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), realizou o exercício no terreno de Ponta Grossa, no Paraná, com a participação dos oficiais-alunos dos Cursos de Comando e Estado-Maior 1° ano e de Nações Amigas (CCEM/1 e CCEM/ONA), assim como alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (PPGCM-IMM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os alunos do PPGCM realizaram uma visita cultural ao Museu do Expedicionário, voltado para manutenção da memória dos combatentes brasileiros na 2ª Guerra Mundial.
As atividades de segunda-feira foram marcadas por uma palestra sobre a estrutura e trabalhos desenvolvidos pela 5ª Região Militar. Paralelamente, os integrantes do PPGCM realizaram um Painel Acadêmico, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade Federal do Paraná (PPGCPRI/UFPR).

O 5° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado realizou uma demonstração dos seus trabalhos em combate no contexto da Força de Prontidão da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, além da apresentação do Sistema de Simulação Gênesis.

Na guarnição de Ponta Grossa, ocorreu a demonstração de aprestamento operacional de uma Força-Tarefa Blindada valor Unidade, no 3º Regimento de Carros de Combate. Os oficiais-alunos dos CCEM participaram de uma simulação de coletiva de imprensa no contexto das operações militares, com algumas perguntas em idioma  estrangeiro. Foi realizado o reconhecimento aéreo pelos estados-maiores compostos por oficiais alunos, para o início das atividades operacionais do exercício.

Os oficiais-alunos realizaram o reconhecimento das zonas de ação, com utilização dos postos de observação. Simultaneamente, ocorreu a simulação de entrevistas em uma zona de combate, integrando algumas perguntas em idioma estrangeiro, assim como a intervenção dos oficiais instrutores de Nações Amigas (OINA), que compõem o corpo docente da ECEME, para apresentação dos aspectos doutrinários de seus países naquela manobra em questão.

Foi realizada a montagem das linhas de ação, as decisões dos estados-maiores e sua respectivas apresentações, seguido pelo confronto das linhas de ação escolhidas pelos estados-maiores simulados, de azul e vermelho, ao mesmo tempo, finalizando com as situações de condutas apresentadas pela equipe de instrução.

Na capital paranaense, os integrantes do PPGCM-IMM tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos executados pelo Comando da 5ª Divisão de Exército.

Encerrando as atividades do ET Ponta Grossa, foi apresentado o desdobramento logístico de uma Divisão de Exército, à luz do terreno, seguido pelas análises pós-ação, oportunidade para integração de todos os conhecimentos adquiridos ao longo da semana.

Durante os eventos, foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia covid-19, como higienização, distanciamento entre os participantes e a utilização de máscaras.

Fonte: ECEME

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).