População ribeirinha aguardando atendimento

Com a missão de promover Ação Cívico-Social e Assistência Hospitalar em Mato Grosso, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano” participou, de 10 a 14 de abril, do Projeto Ribeirinho Cidadão, em Barão de Melgaço e na comunidade de Porto Brandão-MT.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ação é realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e pela Defensoria Pública Estadual e tem como objetivo promover justiça, saúde, cidadania e consciência ambiental aos ribeirinhos do estado.

Em comissão desde o dia 20 de março nos Rios Cuiabá e Paraguai, o NAsH “Tenente Maximiano” já percorreu 900 km com atendimentos em Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Poconé-MT.

Foram atendidas mais de 600 pessoas, sendo realizados 2.340 procedimentos médicos e odontológicos e distribuídos mais de cinco mil medicamentos e 23 kits odontológicos.

Durante a comissão, o cirurgião geral embarcado, com auxílio da equipe de saúde de bordo, realizou 66 cirurgias de baixa complexidade, entre elas, de uma criança que apresentava infecção localizada na planta do pé após pisar em um prego, há cerca de dois meses, o que limitava a movimentação devido à dor.

Outro caso relevante foi de uma senhora de 43 anos, que procurou atendimento com um ferimento decorrente de acidente de motocicleta ocorrido há cerca de oito semanas. A bordo do navio, foi realizada limpeza local do ferimento e sutura. Na reavaliação, 24 horas após o procedimento, a ferida operatória apresentava-se seca, limpa e sem sinais infecciosos. A paciente recebeu medicamentos e foi encaminhada à unidade de saúde local para acompanhamento e retirada dos pontos em dez dias.

A comissão segue até o dia 3 de maio e o navio percorrerá mais 500 km para realizar atendimentos a 12 comunidades ao longo dos Rios Cuiabá e Paraguai.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).