O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano” iniciou sua jornada no dia 20 de março, partindo de Corumbá (MS) com destino a Santo Antônio do Leverger (MT), com o objetivo de oferecer atendimentos médicos e odontológicos às famílias ribeirinhas da região. A comissão, que durará até o dia 3 de maio, percorrerá os rios Paraguai e Cuiabá, passando pelos municípios de Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Poconé.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Serviços oferecidos e campanha permanente

Dentre os serviços oferecidos, estão exames clínicos, acompanhamentos pré-natais e prescrição de medicamentos. O navio também continuará realizando o levantamento do estado nutricional das crianças ribeirinhas, além de promover palestras educativas sobre higiene bucal e distribuição de kits odontológicos. Em Barão de Melgaço, a ação contará com a colaboração do Poder Judiciário e da Defensoria Pública de Mato Grosso, por meio do Projeto Social “Ribeirinho Cidadão”, oferecendo também serviços de cidadania e jurídico da justiça comunitária.

Percurso e apoio às atividades

Ao longo dos 45 dias, o NAsH “Tenente Maximiano” percorrerá mais de 1.600 quilômetros e atenderá 20 comunidades em sua viagem a Santo Antônio do Leverger. A bordo, a equipe médica conta com médicos clínicos gerais, dentistas e enfermeiros, além de 29 militares que fazem parte da tripulação do navio. A comissão conta com o apoio das prefeituras municipais de Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Poconé e Corumbá, da Receita Federal e do Poder Judiciário de Mato Grosso.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).