Militares da Guarda Costeira da Guiana receberam instrução a bordo do “Iguatemi”

Belém 29/03/2023 – O Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, atracou em Georgetown, capital e maior cidade da Guiana, no dia 23 de março. A bordo, 51 militares brasileiros participam da Comissão “Caribex 2023”. O objetivo da Comissão é contribuir com a política externa do País, por meio de visitas operativas a portos estrangeiros, e da realização de exercícios militares com Marinhas amigas da Guiana, Suriname e França – no território ultramarino da Guiana Francesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, e o Comandante do “Iguatemi”, Capitão de Corveta Leandro Genú de Weck, foram recebidos pelo Comandante da Força de Defesa da Guiana, Brigadeiro Godofrey Bess, e pela Embaixadora do Brasil na Guiana, Maria Clara Duclos Carisio.

tripulação do “Iguatemi” ministrou adestramentos para agentes da Guarda Costeira da Guiana sobre combate a incêndio e abordagem a embarcações suspeitas. O Navio de Apoio Oceânico permanece em águas estrangeiras até abril. Ao final da Comissão, retornará para a Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA).

Comandante da Forca de Defesa da Guiana acompanhado do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte do Adido de Defesa na Guiana e comitivas1
Comandante da Força de Defesa da Guiana acompanhado do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, do Adido de Defesa na Guiana e comitivas
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).