Na última madrugada, 6 de janeiro de 2024, o 3° Pelotão Especial de Fronteira (3ºPEF) teve a honra de participar de um momento marcante na comunidade de Vila Bittencourt, Amazonas. Militares da Seção de Saúde do pelotão auxiliaram no parto da Sra. Norma, uma jovem colombiana residente na vila, destacando a importância da presença militar não só na defesa, mas também no apoio humanitário à população local.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Integração das Forças Armadas e a Comunidade

Este evento é um exemplo primoroso de como as Forças Armadas, em especial o Exército Brasileiro, integram-se com as comunidades locais, oferecendo serviços essenciais além de suas funções de segurança e defesa. A ação conjunta dos militares na realização deste parto simboliza a união e a cooperação entre o Exército e a população da região amazônica.

Atuação Exemplar da Equipe Médica Militar

Snapinsta.app 417967749 721180499963513 5126947984717733925 n 1024

A eficiência e prontidão da equipe médica do 3ºPEF foram cruciais para o sucesso do parto. A equipe, liderada pelo 2° Ten OMT Érick Silva e a 3° Sgt STT Torres, contou com o apoio crucial da 1° Ten Ana Cláudia, ginecologista do Posto Médico da Guarnição de Tefé, que participou via telemedicina. A sinergia e habilidade da equipe médica militar são um testemunho do treinamento e preparo das Forças Armadas brasileiras.

O Espírito de “Qualquer Missão, Tudo pela Amazônia”

Este acontecimento ressalta o lema do 3º Pelotão Especial de Fronteira: “Qualquer Missão! Tudo pela Amazônia!”. Mais do que palavras, este lema é uma realidade vivenciada diariamente pelos militares, que estão prontos para servir a nação brasileira em qualquer circunstância, seja na defesa das fronteiras ou no apoio às comunidades isoladas da Amazônia.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).