A Força Aérea Brasileira (FAB) foi uma das homenageadas durante cerimônia, realizada nesta sexta-feira (25/11), alusiva ao 12° Aniversário de criação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), que tem a atribuição de consolidar a interoperabilidade entre as três Forças Singulares. O evento foi marcado pela entrega da Medalha Mérito EMCFA a nove Organizações Militares, dentre elas a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), o Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR) e o Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA), da FAB. Na cerimônia, também foram homenageados 94 militares das Forças Singulares e civis que se destacaram por relevantes serviços prestados ao EMCFA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i22112513111402858A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que falou sobre a data e a importância da Organização Militar para as Forças Armadas. “Tenho a honra de prestigiar esse evento e declarar o profundo orgulho que sinto por estar à frente dos senhores e senhoras neste trabalho. No âmbito do EMCFA, o trabalho é montado para gerar todo o suporte necessário à atuação conjunta das Forças Armadas. São exemplos disso a permanente atualização da política e da estratégia nacional de defesa, o funcionamento de uma acurada estrutura de inteligência, a diplomacia militar, a logística, a mobilização, o serviço militar, a saúde operativa, a tecnologia e a educação militar”, pontuou o Ministro.

i22112513110306205O Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, foi um dos homenageados do evento e destacou o sentimento de orgulho em integrar a equipe do EMCFA. “O Estado-Maior Conjunto tem conseguido ano a ano atingir o objetivo de coordenar a interoperabilidade entre as Forças. Não é um trabalho simples e também não é um trabalho que vai acontecer do dia para a noite, mas é notório que a cada ano a gente produz mais e melhor. É uma grande honra e um orgulho imenso prestigiar e ser condecorado nessa cerimônia”, destacou o Oficial-General.

i22112513110906737

Na ocasião, o Diretor Interino do Hospital de Força Aérea de Brasília, Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijo, representou o Diretor da DIRSA, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves. “A Diretoria se sente muito honrada em participar desse evento e ser agraciada com essa medalha. Com certeza, ao longo desses 12 anos, o EMCFA sempre pôde contar com todos os nossos esforços no que e refere à interoperabilidade entre as Forças. Temos atuado e participado dos momentos mais importantes, como a pandemia de COVID-19, dando o apoio necessário em todas as missões de interesse nacional”, contou o Oficial.

i22112513110201142Recebendo sua terceira medalha, a Suboficial Rosilene Caetano da Silva Bentes também foi agraciada na solenidade. “É um momento marcante na carreira de qualquer militar. É uma medalha que com certeza vai fazer um diferencial enorme, porque simboliza tantos anos de serviço e de entrega à Força Aérea e ao País”, concluiu.

Medalha Mérito EMCFA

i22112513110503071

A condecoração foi instituída pelo Decreto nº 8.554, de 6 de novembro de 2015, e regulada pela Portaria GM-MD nº 5.424, de 27 de outubro de 2022, e destina-se a agraciar militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado serviços relevantes ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).