Buenos Aires (Argentina) – No período de 8 a 19 de agosto, “Centro Argentino de Entrenamiento Conjunto para Operaciones de Paz” (CAECOPAZ) realizou o Curso de Coordenação Civil Militar (CIMIC), tendo como Chefe de Curso, o Capitão Tiago Martins Fontes; e como Encarregado, o Subtenente Perivaldo Macário Medeiros, militares brasileiros designados como instrutores naquela organização militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso de CIMIC do CAECOPAZ teve por finalidade preparar militares e civis para o desempenho de funções de chefe ou de adjunto de Seção de Cooperação Civil-Militar (G9/S9), nos níveis operacional e tático, em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a ocasião, participaram alunos da Argentina, do Chile, da Colômbia, da Espanha e dos Estados Unidos.

O curso contou ainda, a título de instrutor convidado, com o Tenente-Coronel Renato Macedo Bione da Silva, militar brasileiro ora servindo como instrutor na Escola Superior de Guerra do Exército Argentino. Na oportunidade, o Tenente-Coronel Bione compartilhou os ensinamentos obtidos como chefe da Seção de Assuntos Civis do BRABAT 2/16, na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti. Ao final de sua apresentação, o Diretor do CAECOPAZ, Coronel Pablo Alberto Filippini, agradeceu-lhe por sua a participação e enfatizou a importância do intercâmbio entre militares das Forças Terrestres das duas Nações Amigas – Exército Brasileiro e Exército Argentino.

Fonte: Aditância do Exército Brasileiro na República Argentina

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).