blank

Marabá (PA) – De 24 a 28 de julho, o 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (1º GAC Sl) participou da Simulação Viva nas regiões de Marabá-PA e Itupiranga-PA, que corresponde à 3ª fase da Certificação da Organização Militar como Força de Prontidão (FORPRON) para ações de defesa da Pátria em ambiente hostil.

No início da Operação, a 1ª Bateria de Obuses do 1º GAC Sl participou do Apronto Operacional no 52º Batalhão de Infantaria de Selva. No prosseguimento, a Bateria realizou uma marcha para o combate fluvial juntamente com a Força-Tarefa 52º BIS, ocupando uma posição de tiro em uma praia do Rio Tocantins, na região de Itupiranga-PA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a Certificação, a 1ª Bateria realizou o tiro real com o obuseiro Oto Melara 105mm, no apoio às tropas da FT 52º BIS para o isolamento e o investimento na localidade de Itupiranga-PA.

No primeiro dia de exercício, as ações da Bateria foram acompanhadas de perto pelo General Chalella, Comandante Militar do Norte; pelo General Miranda Filho, Comandante da 8ª Região Militar; pelo General Evandro, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte; pelo General Wellington, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, e pelo General Maurício de Souza, Comandante da 23ª Bda Inf Sl.

Para fins de experimentação, foi realizado pela 1ª vez, por uma aeronave pertencente ao núcleo do novo Batalhão de Aviação do Comando Militar do Norte, o helitransporte da 1ª e 2ª peças para uma posição de troca, com cargas externa e interna, respectivamente. O helitransporte das peças foi um marco histórico para nossa Organização Militar e o exercício como um todo foi uma excelente oportunidade em que se pôde verificar o nível de adestramento dos quadros diante de Problemas Militares Simulados. Seja auto-rebocado, por embarcações ou helitransportado, o 1º GAC Sl segue atirando, agora certificado como FORPRON, pronto para cumprir com sua missão constitucional.

Fonte: 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva