Entre 12 e 16 de junho, a Capitania Fluvial de Minas Gerais recebeu a distinta visita dos Ministros do Superior Tribunal Militar (STM), Almirantes de Esquadra Leonardo Puntel, Celso Luiz Nazareth e Cláudio Portugal de Viveiros. A ocasião foi marcada pelo Congresso Jurídico de Direito Militar, realizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais (MG).
Curso de Gestão de Pessoas e Início do Congresso
No primeiro dia da visita, o Vice-Presidente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, marcou presença no Curso de Gestão de Pessoas. Realizado no Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais e coordenado pela ENAJUM, o curso foi a porta de entrada para os eventos subsequentes. O Congresso Jurídico de Direito Militar teve continuidade de 13 a 15 de junho, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). O evento foi pontuado por diversas palestras e discussões, destacando-se o tema “A importância da Justiça Militar para as Instituições Militares”.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Sessão Solene do Dia da Marinha
Em meio à visita, uma Sessão Solene alusiva ao Dia da Marinha foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 15 de junho. Com a presença dos Ministros, tripulação da Capitania e diversas autoridades e convidados, a cerimônia serviu não apenas para comemorar o 158º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, mas também para reforçar a presença da Marinha no estado, em benefício da população mineira.
Encerramento e Visita à CFMG
Em homenagem ao encerramento das atividades do Congresso Jurídico de Direito Militar, os Ministros e o Capitão dos Portos de Minas Gerais, prestigiaram um desfile militar que contou com a participação de militares da Capitania. Finalizando a visita, os Ministros percorreram as instalações da CFMG, onde puderam constatar a evolução e o desenvolvimento de suas atividades, bem como o resultado produtivo que o trabalho da Capitania vem proporcionando ao estado de Minas Gerais.