U ma placa institucional em homenagem ao Dia da Marinha foi entregue pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais à CFMG

Entre 12 e 16 de junho, a Capitania Fluvial de Minas Gerais recebeu a distinta visita dos Ministros do Superior Tribunal Militar (STM), Almirantes de Esquadra Leonardo Puntel, Celso Luiz Nazareth e Cláudio Portugal de Viveiros. A ocasião foi marcada pelo Congresso Jurídico de Direito Militar, realizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais (MG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Curso de Gestão de Pessoas e Início do Congresso

Sessao Solene alusiva ao Dia da Marinha ocorreu no plenario da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Sessão Solene alusiva ao Dia da Marinha ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

No primeiro dia da visita, o Vice-Presidente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, marcou presença no Curso de Gestão de Pessoas. Realizado no Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais e coordenado pela ENAJUM, o curso foi a porta de entrada para os eventos subsequentes. O Congresso Jurídico de Direito Militar teve continuidade de 13 a 15 de junho, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). O evento foi pontuado por diversas palestras e discussões, destacando-se o tema “A importância da Justiça Militar para as Instituições Militares”.

Sessão Solene do Dia da Marinha

Em meio à visita, uma Sessão Solene alusiva ao Dia da Marinha foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 15 de junho. Com a presença dos Ministros, tripulação da Capitania e diversas autoridades e convidados, a cerimônia serviu não apenas para comemorar o 158º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, mas também para reforçar a presença da Marinha no estado, em benefício da população mineira.

Encerramento e Visita à CFMG

Em homenagem ao encerramento das atividades do Congresso Jurídico de Direito Militar, os Ministros e o Capitão dos Portos de Minas Gerais, prestigiaram um desfile militar que contou com a participação de militares da Capitania. Finalizando a visita, os Ministros percorreram as instalações da CFMG, onde puderam constatar a evolução e o desenvolvimento de suas atividades, bem como o resultado produtivo que o trabalho da Capitania vem proporcionando ao estado de Minas Gerais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).