O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, participou, na manhã deste sábado (26), da cerimônia do Aspirantado 2022, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

1.jpg

O ministro prestigiou o evento ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que presidiu a tradicional solenidade militar. Também participaram do evento o Vice-Presidente, Hamilton Mourão, e os três Comandantes das Forças Armadas.

2.jpg

Durante a formatura, os cadetes receberam a espada de oficial do Exército Brasileiro, símbolo da honra militar, após devolverem o espadim recebido no primeiro ano da formação na Academia.

3.jpg

A turma do Aspirantado de 2022 foi agraciada com o nome “Bicentenário da Independência”. Em 212 anos de história da Academia, foi a segunda vez que a instituição graduou um grupo misto. Ao todo, são 394 Aspirantes a Oficial, sendo 362 homens e 33 mulheres, oriundos das cinco regiões do Brasil. Destes, 10 são pertencentes a Nações Amigas, sendo que é a primeira vez que uma cadete do sexo feminino estrangeira se forma na Academia.

4.jpg

O Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves, ressaltou o fortalecimento do espírito de corpo da Turma. “A dura formação em Agulhas Negras fez crescer em vocês mais do que laços de amizade. Vocês se tornaram mais fortes e mais coesos”, assinalou o General.

Também estiveram presentes ministros de Estado; autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; e demais autoridades civis e militares.

Por Ascom
Fotos: Divulgação SECOM

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).