Para promover a temática em prol do desenvolvimento da educação, o Ministério da Defesa (MD) possui diversas instituições de ensino destinadas a civis e militares. Uma delas é a Escola Superior de Guerra (ESG), responsável por ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional e que, nesta sexta-feira (19), comemora 73 anos de existência. O Ministro da Defesa participou da solenidade, realizada no auditório da ESG, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, personalidades e instituições foram condecoradas com a Medalha Marechal Cordeiro de Farias, criada em 1983 para homenagear integrantes da ESG, pessoas, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras.

A solenidade rememora a criação da ESG, com o propósito de fomentar discussões sobre segurança e desenvolvimento do País. Atua como centro de estudos e pesquisas, tendo como atribuições planejar, coordenar e desenvolver os cursos instituídos pelo Ministério da Defesa. Desenvolve trabalhos de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.

Foto: Antônio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui