Representantes do Ministério da Defesa participam, nos dias 19 e 20 de maio, da 2ª edição da SC Expo Defense – Feira de Tecnologias e de Produtos de Defesa, na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina. O evento reforça a importância do desenvolvimento do setor de Defesa, que, além dos quesitos tecnológicos e produtivos das Forças Armadas, assegura a soberania do País.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No estande do Ministério da Defesa, os participantes poderão conhecer mais sobre as ações da Pasta em prol da indústria nacional de defesa brasileira, por intermédio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD). Na ocasião, Marinha, Exército e Aeronáutica apresentarão seus projetos estratégicos, com destaque para o papel da Base Industrial de Defesa (BID).

Foto 1 Tamandaré MB.jpg

A Força Naval irá expor embarcações e aeronaves, bem como protótipos da Fragata Classe Tamandaré, um dos projetos navais mais modernos e com elevado poder de combate. Apresentará, também, maquete do primeiro Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), “Álvaro Alberto”. O SN-BR integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que dotará a indústria brasileira de defesa com tecnologia nuclear de ponta. O PROSUB abrange, ainda, outros quatro submarinos convencionais brasileiros.

Foto 2 Guarani.jpg

Os visitantes conhecerão as viaturas blindadas Guarani e os novos armamentos do sistema ASTROS 2020, projetos da Força Terrestre. O Guarani é equipado com sistemas de armas, de comando e controle, e de comunicações, permitindo a atuação em amplo espectro nos conflitos. Cerca de 90% dos componentes utilizados em sua fabricação são de origem nacional. Já o ASTROS 2020 é um projeto para fabricação de lançadores múltiplos de foguetes de longo alcance e elevada precisão.

Foto 3 FAB kc.png

A apresentação da Força Aérea Brasileira (FAB) inclui o KC-390 Millennium, a maior aeronave militar já produzida no Brasil, com capacidade para transportar tropas e carga, reabastecer outras aeronaves em voo, realizar evacuação aeromédica, lançar paraquedistas e combater incêndios. Além disso, os visitantes poderão visitar uma réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, usado em ações de defesa aérea, ataque e reconhecimento.

Os interessados terão, ainda, a oportunidade de tirar dúvidas sobre o Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (SISCAPED), que é o sistema de gestão do processo de credenciamento de Empresas de Defesa (ED) e de Empresas Estratégicas de Defesa (EED) e, também, da classificação de Produtos de Defesa (PRODE) e de Produtos Estratégicos de Defesa (PED).

A 2ª SC Expo Defense é coordenada pelo Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e com o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). A programação da feira inclui rodadas de negócios e simpósios, para discutir desafios do segmento e oportunidades de negócios em nível nacional e internacional. O evento reúne profissionais do segmento, autoridades civis e militares, representantes governamentais e academia.

Por Isabela Nóbrega e Viviane Oliveira
Fotos: Divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).