Almería (Espanha) – Em setembro de 2022, os militares do XVII Contingente Brasileiro que serão desdobrados na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), iniciaram o adestramento para compor o estado-maior da Brigada Espanhola que irá atuar no Líbano, sob a égide da ONU, de novembro de 2022 até maio de 2023.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O contingente brasileiro é composto por sete milittares. O período de preparação combinada consiste em duas fases, ocorrendo durante o mês de setembro e outubro de 2022, na cidade de Almería, sul da Espanha, sede da Brigada da Legião Espanhola “Rey Alfonso XIII”, unidade de elite do Exército Espanhol, que será responsável pelo Setor Leste da Área de Operações da UNIFIL.

Na primeira fase, os militares brasileiros participam de atividades de tiro com armamento espanhol, ações contra-explosivos improvisados, primeiros socorros, procedimentos padronizados para o exercício da função, dentre outras, simulando o que poderá ser encontrado na futura área de operação.

Na segunda fase, a Brigada da Legião Espanhola será submetida a avaliações por parte de sua Força Terrestre e Ministério da Defesa, na qual o contingente brasileiro estará incorporado nas diversas funções de estado-maior. Findo este período, haverá a complementação da preparação e deslocamento para a Base Miguel de Cervantes, na cidade de Marjayoun, no Líbano.

Fonte: Aditância de Defesa e do Exército na Espanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).