“Portada leve Castor” navega com uma viatura leve embarcada

O Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) realizou, no Sítio Lagoa Azul, em Duque de Caxias (RJ), nos dias 25 e 26 de novembro, o exercício de Transposição de Cursos D’água. Na manobra, os militares do BtlEngFuzNav praticaram o lançamento dos meios de transposição preparada, como a portada Castor, empregada para a travessia de viaturas e equipamentos pesados, atividade de fundamental importância nas Operações Anfíbias e Terrestres.

militares na montagem da portada leveweb
Militares na montagem do equipamento

O exercício, que é parte do calendário operativo da Força de Fuzileiros da Esquadra, permitiu ao BtlEngFuzNav incrementar o adestramento de seu pessoal, contribuindo para manutenção de sua condição de pronto emprego no apoio à mobilidade dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais. Em ambos os dias foi empregada também uma equipe de mergulhadores autônomos, que tem como propósito auxiliar nas tarefas de transposição de curso d’água, reconhecimento de pontes, demolição subaquática e outros apoios aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).