De 2 a 10 de setembro, o Navio-Patrulha (NPa) “Guaíba” foi vistoriado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA) do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), a fim de verificar o nível de adestramento do meio naval, para permanência em Fase III, após Período de Docagem Extraordinária na Base Naval de Aratu, em Salvador (BA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o período, foram realizados o Programa de Adestramento no Porto, Programa de Adestramento no Mar (PAD-MAR) e Verificação de Eficiência, com a realização de diversos exercícios operativos, com destaque para Controle de Avarias, Grupo de Visita e Inspeção e Guarnição de Presa, Grupo de Reação contra Ameaças Assimétricas, Postos de Abandono, Homem ao Mar, Fundeio de Precisão, entre outros.

O NPa “Guaíba” teve seu desempenho considerado satisfatório pela CIAsA, estando pronto para continuar as suas atividades operativas com segurança. Na Fase III de adestramento, o navio está apto a cumprir, em conjunto com os outros navios do ComGptPatNavNE, as diversas missões na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, com destaque para as ações de patrulha naval, inspeção naval e busca e salvamento.

foto 222 0
Exercício de Controle de Avarias no Navio-Patrulha “Guaíba”

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).