Em prol das comunidades indígenas Yanomami, em Surucucu, Roraima (RR), a Força Aérea Brasileira (FAB) tem realizado inúmeras ações de ajuda humanitária, mas os desafios proporcionados pela região são recorrentes. Na noite dessa terça-feira (01/02), um sargento pertencente ao efetivo do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), foi picado por uma cobra de uma das espécies Jararaca.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os primeiros atendimentos ao militar foram prestados pela equipe médica do Pelotão de Fronteira, que realizou a estabilização do quadro por meio de aplicação do soro antiofídico. Em seguida, o militar foi removido para a Base Aérea de Boa Vista (BABV), num helicóptero H-60, do Exército Brasileiro (EB), envolvido na Operação, que se encontrava em Surucucu.i232212263804142

Na BABV, recebido pela equipe do Grupamento de Saúde (GSAU), o militar foi encaminhado para o Hospital Geral de Roraima (HGR), onde se encontra estável.

Fotos: Tenente-Coronel Muller / CINDACTA IV

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).