Instrutor e Grumete da EAMES e Instrutor e Grumete da Armada do Chile

Em um mundo cada vez mais globalizado, a colaboração e a troca de conhecimentos entre nações se tornam ferramentas valiosas para o crescimento e desenvolvimento mútuo. Neste contexto, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), uma instituição brasileira dedicada à formação de marinheiros, deu um passo significativo para fortalecer os laços com nossos vizinhos chilenos. Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, uma delegação da EAMES, composta por um grumete e um instrutor, embarcou em uma jornada de aprendizado e cooperação, visitando a Escuela de Grumetes da Armada do Chile, situada na pitoresca Isla Quiriquina, em Talcahuano.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Esta visita, parte do Programa de Conclaves Não Governamentais no Exterior, não apenas serviu como uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e melhores práticas, mas também para valorizar os membros e instrutores da Marinha do Brasil, demonstrando a importância da colaboração internacional na formação de uma força naval mais forte e inovadora.

Explorando Novos Horizontes na Formação Naval

Durante a visita, os representantes da EAMES tiveram a oportunidade única de explorar as instalações da organização militar chilena, um espaço onde a inovação e a tradição se encontram. Eles puderam conhecer de perto os recursos instrucionais avançados disponíveis na escola, incluindo simuladores de última geração e outros meios orgânicos que são vitais para a formação prática e teórica dos grumetes chilenos.

Além disso, a delegação brasileira teve a chance de observar o currículo da escola chilena, uma combinação equilibrada de teoria e prática que visa equipar os grumetes com as habilidades e conhecimentos necessários para se tornarem profissionais navais competentes. A visita também permitiu que os membros da EAMES identificassem práticas extracurriculares inovadoras associadas ao Programa Quebra-Sal, uma iniciativa que promove a resiliência e a força de caráter nos jovens marinheiros.

Construindo Pontes de Amizade e Colaboração

imagem 2023 09 20 090837691
Aluno da EAMES nas instalações da Escuela de Grumetes da Armada do Chile

Mais do que uma simples visita, a jornada da EAMES à Escuela de Grumetes representou uma oportunidade de estreitar laços de amizade e cooperação com a Armada Chilena. A troca de experiências entre instrutores e alunos de ambas as instituições serviu como um terreno fértil para a construção de uma parceria duradoura e mutuamente benéfica.

Esta colaboração não apenas fortalece a relação entre Brasil e Chile, mas também serve como um modelo de como a cooperação internacional pode levar a avanços significativos na formação e educação naval. Ao aprender uns com os outros e compartilhar melhores práticas, as duas nações estão trabalhando juntas para criar uma força naval mais forte, mais inovadora e mais preparada para enfrentar os desafios do futuro.

Rumo a um Futuro Naval Inovador

À medida que a visita chegava ao fim, ficava claro que esta não seria a última colaboração entre as duas instituições navais. A troca de conhecimentos e experiências serviu como um catalisador para futuras iniciativas conjuntas, pavimentando o caminho para uma colaboração mais profunda e significativa no futuro.

Com os olhos fixos no horizonte, a EAMES e a Escuela de Grumetes estão prontas para embarcar em uma jornada de inovação e crescimento conjunto. Juntos, eles estão determinados a levar a formação naval a novos patamares, utilizando a colaboração e a troca de conhecimentos como ferramentas para alcançar a excelência no campo naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).