Cerimônia de encerramento do Curso NATRES 2023

O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE) encerrou recentemente o Curso Expedito de Natação e Resgate (C-Exp-NATRES-B) de 2023. A cerimônia de encerramento aconteceu no dia 17 de março e foi realizada com o objetivo de capacitar militares no resgate de náufragos e contribuir para operações de socorro, resgate e salvamento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Adaptação e formação

O curso iniciou com 32 militares na etapa de adaptação, onde precisaram atingir os índices mínimos para poderem realizar a formação. Deste número, apenas 12 foram considerados aptos para prosseguirem no curso. Ao final, nove militares concluíram a formação, sendo cinco do ComGptPatNavNE e quatro de outras Organizações Militares no âmbito do Comando do 3º Distrito Naval.

Apoio externo

O C-Exp-NATRES-B contou com o apoio externo do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, do 17° GAC do Exército e do 1° e 8° GAC da FAB – Esquadrão Falcão (equipe SAR). Esse tipo de apoio externo é comum em cursos de formação militares, a fim de compartilhar conhecimentos e experiências entre as instituições envolvidas e garantir a melhor capacitação dos militares.

A importância do curso

O curso é de extrema importância para capacitar os militares a agirem em situações de resgate em ambientes aquáticos, que apresentam muitos riscos e perigos. Com a capacitação dos militares, é possível aumentar a eficácia das operações de socorro, resgate e salvamento, garantindo a segurança da população em situações de emergência. O ComGptPatNavNE, através desse tipo de capacitação, contribui diretamente para a segurança marítima do Nordeste brasileiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).