Em 13 de dezembro, o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizou a Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro e Imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”, no Comando da Divisão Anfíbia, localizado na Ilha do Governador (RJ).
A solenidade, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, teve início com as honras militares, revista à tropa e o canto do Hino Nacional pelos presentes. Prosseguiu com a exibição de um vídeo em telão, alusivo ao Dia do Marinheiro, e com as leituras das Ordens do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.
Em seguida, houve o hasteamento do pavilhão do Patrono da Marinha, acompanhado do “Exórdio de Tamandaré” e da salva de 19 tiros de canhão, executada pelo Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Na sequência, houve a imposição da Medalha Mérito Tamandaré a 306 agraciados. Dentre as personalidades agraciadas, destacaram-se o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Paulo César Rezende de Carvalho Alvim; a Chefe de Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, Embaixadora Márcia Maro da Silva; o Cônsul Geral Honorário da Índia no Rio de Janeiro, Sr. Leonardo Ananda Gomes; e o Cônsul Geral Honorário da Índia em Minas Gerais, Sr. Elson Barros Gomes Junior.
Cabe ressaltar a ilustre presença de familiares do Almirante Tamandaré, os tataranetos, o Sr. George Almeida Magalhães, o Sr. Henrique Marques Lisboa e o Sr. Marcelo Almeida Magalhães.
Logo após a imposição da medalha, um vídeo institucional da Marinha do Brasil foi transmitido no telão, além de um vídeo para a canção Cisne Branco, a qual foi cantada por todos.
Ao final da cerimônia, ocorreu o desfile militar da tropa em continência ao Comandante de Operações Navais, composta por destacamentos de militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), dos Navios subordinados ao Com1ºDN e ao Comando em Chefe da Esquadra, do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais e do Grupamento de Mergulhadores de Combate, além de viaturas da FFE.
O Dia do Marinheiro é celebrado em referência ao dia 13 de dezembro, data de nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. Como forma de homenagem, a Medalha “Mérito Tamandaré” foi criada em 1957 e se destina a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395