Comandante de Operações Navais durante o desfile à tropa no Dia do Marinheiro

Em 13 de dezembro, o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizou a Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro e Imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”, no Comando da Divisão Anfíbia, localizado na Ilha do Governador (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, teve início com as honras militares, revista à tropa e o canto do Hino Nacional pelos presentes. Prosseguiu com a exibição de um vídeo em telão, alusivo ao Dia do Marinheiro, e com as leituras das Ordens do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Em seguida, houve o hasteamento do pavilhão do Patrono da Marinha, acompanhado do “Exórdio de Tamandaré” e da salva de 19 tiros de canhão, executada pelo Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.

marinha 1 scaled
Comandante de Operações Navais realiza a imposição da Medalha Mérito Tamandaré

Na sequência, houve a imposição da Medalha Mérito Tamandaré a 306 agraciados. Dentre as personalidades agraciadas, destacaram-se o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Paulo César Rezende de Carvalho Alvim; a Chefe de Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, Embaixadora Márcia Maro da Silva; o Cônsul Geral Honorário da Índia no Rio de Janeiro, Sr. Leonardo Ananda Gomes; e o Cônsul Geral Honorário da Índia em Minas Gerais, Sr. Elson Barros Gomes Junior.

Cabe ressaltar a ilustre presença de familiares do Almirante Tamandaré, os tataranetos, o Sr. George Almeida Magalhães, o Sr. Henrique Marques Lisboa e o Sr. Marcelo Almeida Magalhães.

Logo após a imposição da medalha, um vídeo institucional da Marinha do Brasil foi transmitido no telão, além de um vídeo para a canção Cisne Branco, a qual foi cantada por todos.

Ao final da cerimônia, ocorreu o desfile militar da tropa em continência ao Comandante de Operações Navais, composta por destacamentos de militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), dos Navios subordinados ao Com1ºDN e ao Comando em Chefe da Esquadra, do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais e do Grupamento de Mergulhadores de Combate, além de viaturas da FFE.

O Dia do Marinheiro é celebrado em referência ao dia 13 de dezembro, data de nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. Como forma de homenagem, a Medalha “Mérito Tamandaré” foi criada em 1957 e se destina a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).