Uma solenidade militar realizada em frente ao Quartel-General do Exército (QGEx), em Brasília, celebrou, em 19 de abril, o Dia do Exército. Comemorada em unidades militares do Exército Brasileiro em todo o País, a data exalta os valores e a história da instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Prestigiada pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e por diversas autoridades civis e militares, a cerimônia incluiu entrega de condecorações a personalidades militares e civis; apresentação artística de uma formação constituída pela Banda Marcial do Exército, pela Banda do Batalhão de Guarda Presidencial e por granadeiros; e desfile de tropa. A atividade também foi acompanhada por comandantes de exércitos que participam da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), órgão militar internacional presidido pelo Exército Brasileiro em 2022 e 2023.

Na leitura da Ordem do Dia relativa ao Dia do Exército, o Comandante da Força, General de Exército Freire Gomes, exaltou as realizações da instituição em prol do País e os desafios que estão por vir. “O Exército não para! Enfrentamos, com denodo, as mudanças e os desafios que se façam necessários na construção de um futuro de grandeza, de ordem e de prosperidade. O século XXI está a exigir, em todos os campos do poder, respostas rápidas e eficazes que façam frente aos desafios que, nesse ambiente multifacetado, certamente surgirão. Não será diferente no campo militar, onde os conflitos modernos, muito além da tradicional doutrina, demandarão a implementação de ferramentas de elevado conteúdo científico-tecnológico”, ressaltou o Comandante.

Presenças

Também acompanharam a atividade o Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco; o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Arthur Lira; o Ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão; o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o antigo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Villas Bôas; e oficiais-generais do Alto Comando do Exército.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).