Cirurgiões-Dentistas explicam a importância da higiene bucal

Em homenagem ao Dia do Dentista no Brasil, em 25 de outubro, o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) promoveu uma oficina de orientação para limpeza e higienização bucal com as crianças do Programa Forças no Esporte (Profesp). A Divisão de Odontologia do CIAA conduziu a atividade com o apoio dos Cirurgiões-Dentistas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As crianças aprenderam a importância de escovar os dentes regularmente e como passar o fio dental para a prevenção de cáries, tártaro, entre outros, e também de fazer uma alimentação saudável.

oficina de higiene bucal com as criancas do profesp
Oficina de Higiene Bucal com as crianças do Profesp

Destaca-se a importância desses profissionais na promoção à saúde bucal, e na prevenção e tratamento das doenças bucais, uma vez que, a boca desempenha diversas funções, sendo porta de entrada para muitos problemas sistêmicos que podem acometer o organismo. Além de deixar os dentes e a boca dos pacientes mais saudáveis, os dentistas também são importantes na construção da autoestima das pessoas. Para manter os cuidados fundamentais, evitando doenças e mantendo o sorriso saudável em dia, é primordial as consultas odontológicas. Visitas regulares ao dentista, pelo menos a cada 6 meses, são essenciais para identificar e realizar o diagnóstico adequado da condição da saúde bucal da pessoa.

A partir do diagnóstico, o dentista procede o planejamento e a adoção de condutas clínicas preventivas e de tratamento, que sejam necessárias à manutenção ou restabelecimento da saúde bucal do indivíduo. Muitas doenças orais começam de forma silenciosa e só apresentam sinais quando o quadro já está evoluído, sendo o sinal característico mais comum a dor de dente.

Em consulta regular, o dentista avaliará a higienização oral (escovação e uso do fio dental), identificando se existem cáries ou problemas nas gengivas (doenças periodontais); realizará o diagnóstico precoce de câncer bucal; verificará a mordida (oclusão dentária) e uma possível necessidade estética do paciente.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).