Escoteiros recebem instrução de Sinalização Náutica

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) realizou, em 22 de outubro, atividade conjunta com Escoteiros, coordenada pela Alcateia “Lobo do Mar” do 11º Grupo Escoteiro do Mar “Ilha de Vitória”, com a participação de duas Alcateias do 16º Grupo Escoteiro “Barão de Teffé”, que reuniu cerca de 60 jovens, entre 6 a 11 anos, e seus respectivos chefes escoteiros, na Enseada do Suá, em Vitória (ES).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

ovens durante a cerimonia de hasteamento das bandeiras
Jovens durante a cerimônia de hasteamento das bandeiras

O encontro dos Escoteiros teve por objetivo o desenvolvimento intelectual e físico, o trabalho em equipe, o treinamento para montagem e desmontagem de barraca de camping, a coordenação motora, o conhecimento de partes de embarcações, termos e sinalização náuticos e a utilização do Código Morse, além de aproximar os jovens do ambiente marinho e aguçar a percepção da importância da conservação ambiental.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).