Jovens do 115° GEMAR aprendem sobre carta náutica

A Capitania dos Portos de Macaé (CPM) ministrou, em 13 de agosto, uma aula de princípios básicos da navegação com ênfase em leitura de Cartas Náuticas para o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé (115º GEMAR).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A aula é a segunda do ciclo de atividades que estão sendo empreendidas pela CPM, visando apoiar o 115º GEMAR em suas atividades e na disseminação da cultura marinheira, ampliando a participação dos seus jovens nas atividades ligadas ao mar. A instrução contou com a presença dos militares da CPM, da Defesa Civil de Macaé e de outras instituições privadas da cidade.

cpm promove adestramento de leitura de carta nautica para o 115deg gemar
O adestramento contou com militares da CPM, membros da Defesa Civil de Macaé e de outras instituições privadas da cidade

O 115º Grupo Escoteiro do Mar “Macahé” promove o desenvolvimento de crianças e de adolescentes como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, por intermédio de atividades extraescolares com fins educacionais, culturais, assistenciais e recreativos, em um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).