A Marinha do Brasil (MB), por meio da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai), recepcionou, no dia 4 de fevereiro, o Canoísta Adelson Carneiro Rodrigues, durante sua passagem pelo Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A “Expedição do Oiapoque ao Chuí”, iniciada pelo canoísta em 17 de fevereiro de 2020 na costa do município de Oiapoque, Estado do Amapá, conta com mais de 8.000 Km a serem percorridos até a sua chegada ao Chuí, município do extremo sul do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

AgTramandai recepcionou o Canoista Adelson Carneiro Rodrigues na passagem pelo Litoral Norte do RS 0

Até o momento, o canoísta de 61 anos, formado em Educação Física e amante dos esportes ligados ao mar, percorreu 7,4 mil quilômetros em seu caiaque oceânico até a chegada ao município de Tramandaí-RS. Prestes a ser o primeiro brasileiro a remar toda a costa do Brasil de caiaque oceânico, este canoísta chegou ao 17º e último estado de sua expedição, vivenciando e registrando situações adversas ao longo de sua aventura.

Durante sua passagem pelo Litoral Norte gaúcho, Adelson realizou nos dias 5 e 6 de fevereiro, respectivamente, uma palestra aberta ao público no Hotel Mares do Sul e outra aos militares da MB nas dependências da AgTramandai, além de outras interações com moradores da localidade.

A expedição no Litoral Norte do RS está sendo realizada através do maior cordão de lagoas interligadas da América Latina, com cerca de 20 lagoas. No dia 7 de fevereiro, Adelson deu continuidade a sua aventura com destino ao Chuí-RS saindo do município de Tramandaí-RS com destino ao município de Cidreira-RS.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).