Acordo de Cooperação Técnica buscar ampliar conhecimentos relativos aos recursos do mar, unindo as potencialidades das instituições

No dia 4 de maio, o Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este acordo busca promover a interação entre as partes nos âmbitos acadêmico, cultural e científico, de acordo com os planos de trabalho a serem aprovados entre as instituições.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Iniciativas em destaque

as1 6
Com3ºDN e UFRN firmam parceria no âmbito acadêmico, cultural e científico

Durante a abertura do evento, o Reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela universidade nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. Ele destacou a importância do intercâmbio de informações e mencionou ações desenvolvidas no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, assim como projetos de extensão em Fernando de Noronha, na área da saúde.

Economia Azul e Cultura Oceânica

O Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, afirmou que o ACT permitirá o debate de temas relacionados à Economia Azul e à Cultura Oceânica, áreas de interesse da UFRN e da Marinha. Ele ressaltou que o ambiente proporcionado pelo acordo será propício ao desenvolvimento de novas ideias e soluções inovadoras, com o compartilhamento de facilidades e informações entre as instituições.

Parcerias e projetos futuros

O Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos dos Recursos do Mar, Professor Doutor Aldo Aloísio Dantas da Silva, do Departamento de Geografia da UFRN, destacou a importância de estudar todas as questões relacionadas ao mar. Ele mencionou a pesca artesanal, a Defesa e a cultura marítima como áreas prioritárias no momento, e afirmou que a Capitania dos Portos do RN será uma grande parceira nesse processo.

Assinatura do ACT e visita ao Instituto Metrópole Digital

Após a assinatura do ACT, o Reitor convidou os militares para uma visita ao Instituto Metrópole Digital (IMD). Na ocasião, o Diretor Geral do IMD, Professor José Ivanildo do Rêgo, apresentou as instalações do Instituto, os projetos e investigações desenvolvidos pelos discentes, bem como práticas inovadoras no campo da tecnologia.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).