Formosa (GO) – O 32º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo D Pedro I – participou da Operação Formosa 2022, com o objetivo de apresentar uma síntese das principais atividades realizadas pelos Fuzileiros Navais, bem como o trabalho conjunto entre as Forças Armadas em missões especiais e conflitos armados. A atividade ocorreu no Campo de Instrução de Formosa, município de Goiás, de 4 a 10 de agosto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Realizada desde 1988, a Operação Formosa é o maior treinamento do Exército no Planalto Central. Desde o ano passado, a operação passou a incluir efetivo conjunto da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, ratificando a interoperabilidade entre as Forças Armadas. Neste ano, a Operação Formosa contou com 3.500 militares das três Forças, e uma série de aeronaves, blindados, viaturas, armamentos e outros equipamentos.

O Grupo D. Pedro I participou da operação com 5 peças de obuseiro L 118 “Light Gun”. O Grupamento de Artilharia proveu apoio de fogo às atividades desenvolvidas pela Marinha e pela Força Aérea. O desdobramento no terreno das funções de Linha de Fogo, Central de Tiro e Topografia comprovou a eficiência do emprego do Computador de Tiro do Sistema Gênesis, e serviu também para testar o tiro real do Obuseiro L 118 “Light Gun”.

Fonte: 32º Grupo de Artilharia de Campanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).