O Comandante do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez, e o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), Vice-Almirante José Carlos Mathias, reuniram-se com o Prefeito do Rio de Janeiro, na sede da Prefeitura, em 28 de setembro, para tratativas sobre o evento Velas Latinoamérica 2022 e o projeto arquitetônico do Museu Marítimo do Brasil que estão sendo coordenados pela Marinha, na área do entorno do complexo do Com1ºDN.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a reunião, o Comandante do 1ºDN apresentou o planejamento do evento “Velas Latinoamérica 2022”, organizado pela Marinha e que, no próximo ano, fará parte das comemorações alusivas aos 200 anos da Independência do País. Na oportunidade, o ele frisou a importância da revitalização da Orla Conde, a ser utilizada como ponto de apoio ao evento.

Em sequência, o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha apresentou o projeto arquitetônico do futuro Museu Marítimo do Brasil, a ser construído no Espaço Cultural da Marinha, com o propósito de estimular a mentalidade marítima e o conhecimento sobre a história marítima do País.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).