Reunião discutiu proposta de ampliação da finalidade do aquário

O Comandante do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), acompanhado do curador geral do Instituto Cultural Soto (ICS), Jules Marcelo Rosa Soto, recebeu, em 17 de fevereiro, a visita do Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. O propósito do encontro foi discutir a participação da Marinha e do ICS no projeto do maior aquário de água doce do mundo, localizado em Campo Grande (MS) e que está em fase final de construção.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Alinhada aos propósitos do Governo do Estado, de ampliação da finalidade do empreendimento, foi apresentada a proposta de cessão de espaço para divulgação das riquezas existentes nas águas interiores do Mato Grosso do Sul, bem como importância da Amazônia Azul para o Brasil e a necessidade de proteger esses patrimônios brasileiros.

A proposta inclui a implantação de um museu sobre a história natural do Pantanal e da ocupação humana na região, com cedência de acervo em comodato pelo ICS sem custo para o Estado, e cessão de espaços para registrar a história da Marinha na região, com destaque para a Guerra da Tríplice Aliança para divulgar a Amazônia Azul e Antártica, além de local para a instalação de estátua do Almirante Tamandaré.

O Governo de Mato Grosso do Sul pretende que o aquário sirva não só de espaço para turismo e lazer, mas especialmente para educação, cultura e ciência.

Participaram da reunião, também, o Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck; e o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).