Em uma demonstração clara de cooperação e integração entre as Forças Armadas, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE) abriu suas portas no dia 4 de outubro para alunos do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) da Força Aérea Brasileira (FAB). O foco principal da visita foi a instrução no compartimento da Câmara Hiperbárica, um equipamento vital para o tratamento de acidentes relacionados ao mergulho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Compartilhando Conhecimentos

Sob a supervisão do Grupo de Mergulho do ComGptPatNavNE, que detém a expertise na operação e manutenção da Câmara Hiperbárica, os alunos da FAB tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos práticos. Esta interação não apenas fortaleceu os laços entre a Marinha do Brasil (MB) e a FAB, mas também reforçou a importância da troca de experiências e conhecimentos entre as forças militares.

Objetivos do Curso de Mergulho Autônomo

O CMAUT, uma iniciativa do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento da FAB, visa capacitar militares em atividades essenciais de busca subaquática, reflutuação, resgate e segurança em atividades aquáticas. A formação oferece aos militares habilidades cruciais que podem ser vitais em missões de resgate e outras operações relacionadas à água.

Participação da Universidade Potiguar

WhatsApp Image 2023 10 04 at 18.16.51

Além dos alunos da FAB, a instrução também beneficiou estudantes do 11º período do curso de medicina da Universidade Potiguar (UNP). Estes futuros médicos, que atualmente estagiam no Hospital Naval de Natal, tiveram a chance única de aprender sobre a única Câmara Hiperbárica operacional em uma Organização Militar da MB na região do Com3ºDN.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).