Laboratório Fixo de Análises Químicas do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha

O Laboratório Fixo de Análises Químicas (LFAQ), do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (CdefNBQR-MB), tem como objetivo apoiar o Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (SisDefNBQR-MB) nas atividades relacionadas à Ciência e Tecnologia voltadas para pesquisas científicas e de Defesa NBQR.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para atender essa missão, no âmbito de defesa química, o LFAQ vem representando a Marinha, anualmente, no programa de Testes da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), desde 2014. Nesse sentido, foi realizado o Teste de Proficiência, de 28 de outubro a 11 de novembro, no Instituto de Pesquisas da MB, no Rio de Janeiro, para avaliar os laboratórios candidatos à designação como referência em análises de agentes químicos, relacionados à Convenção para Proibição de Armas Químicas, em amostras ambientais (ar, solo, água).

foto 2 teste avaliou os laboratorios candidatos a designacao como referencia em analises de agentes quimicos
Teste avaliou os laboratórios candidatos à designação como referência em análises de agentes químicos

O êxito nesse programa de testes representa o reconhecimento e legitimidade forense internacionais em atestar o emprego de agentes NBQR, podendo ser utilizado em desdobramentos jurídicos, políticos, além de subsidiar as respostas as ações de defesa.

Atualmente a OPAQ conta com 25 laboratórios designados para análise em amostras ambientais, sendo apenas um localizado na América Latina (Brasil), designado recentemente. Vale ressaltar que o maior número de laboratórios designados contribui para o apoio à sociedade, em caso de incidente ou acidente envolvendo agentes químicos de guerra.

 

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).