Em uma manhã especial de 16 de setembro, a cidade de Ituiutaba, localizada no estado de Minas Gerais, celebrou seus 122 anos de história. E, pela primeira vez, a Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) marcou presença no tradicional desfile cívico-militar. A participação da CFMG não foi apenas simbólica: um destacamento da tripulação, composto por cinco militares, duas viaturas, uma embarcação e uma moto aquática, desfilou pelas ruas da cidade, demonstrando a força e a importância da Marinha em nosso país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Autoridades em Destaque

O desfile contou com a presença de diversas autoridades. No palanque, o Capitão dos Portos de Minas Gerais observava atentamente, acompanhado de figuras importantes como o Deputado Federal André Janones e a Prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes. Além deles, representantes do Exército Brasileiro, Polícia, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Polícia Penal também prestigiaram o evento, reforçando a união entre as diferentes forças e poderes em prol da celebração da cidade.

A Marinha Inicia as Festividades

A Marinha do Brasil teve a honra de iniciar o desfile, que contou com a participação de mais de cinquenta representações. Escolas municipais e estaduais, Tiro de Guerra 11002, pelotões das Polícias Militar, Civil e Penal, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais e projetos sociais desfilaram em sequência. A diversidade de instituições presentes reflete a riqueza cultural e social de Ituiutaba, com suas principais ruas e avenidas sendo palco de uma celebração vibrante e repleta de significado.

Ituiutaba: Uma Celebração à História e ao Futuro

O aniversário de 122 anos de Ituiutaba não é apenas uma data no calendário. É a celebração de uma trajetória rica, de uma cidade que cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos, sempre olhando para o futuro sem esquecer suas raízes. A presença inédita da CFMG no desfile deste ano é um lembrete de que, mesmo com toda sua história, Ituiutaba continua a se renovar e a surpreender, unindo tradição e modernidade em suas festividades.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).