A Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Cia DQBRN) participou do Adestramento Conjunto de Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTP) de DQBRN, promovido pelo Ministério da Defesa (MD). A atividade ocorreu no período de 28 de setembro a 9 de outubro na Escola de Instrução Especializada, situada no Rio de Janeiro (RJ).

O exercício contou com a participação de representações das organizações militares do sistema de DQBRN do Exército Brasileiro, bem como com efetivos da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. O adestramento teve como finalidade promover nivelamento doutrinário, padronização dos conhecimentos de DQBRN entre as Forças Armadas, realização de exercícios práticos com interoperabilidade entre as tropas DQBRN das Forças Singulares, troca de experiência no emprego dos equipamentos, proteção radiológica, descontaminação, primeiros socorros aplicados à DQBRN e emprego de frações operacionais em situações de guerra e não guerra.

Fonte: COpEsp

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).