O Comando do 1º Distrito Naval e a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) anunciaram medidas extensivas para garantir a segurança da navegação na orla de Copacabana, do Leme ao Posto 5, durante o esperado show da cantora Madonna, que ocorrerá no dia 4 de maio. Esta iniciativa visa proteger tanto os espectadores quanto as embarcações que estarão presentes na área durante o evento.

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Interdição e Controle do Tráfego Aquaviário

A interdição começará ao meio-dia de sábado, 4 de maio, e se estenderá até as 4 horas da manhã de domingo, 5 de maio. Durante este período, boias serão instaladas para demarcar o perímetro de segurança, impedindo a aproximação de embarcações a menos de 200 metros da costa. Esta medida preventiva é crucial para evitar acidentes e garantir que o evento transcorra sem intercorrências.

Inspeções e Autorizações para Embarcações

Somente as embarcações que passarem por uma rigorosa vistoria e forem devidamente autorizadas poderão acessar a área interditada. As inspeções ocorrerão nos seguintes períodos e locais:

  • De 16 a 20 de abril e de 22 a 27 de abril, de segunda a sábado;
  • De 29 de abril a 1 de maio, de segunda a quarta; As inspeções serão realizadas nas instalações da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, Marina da Glória, Iate Clube do Rio de Janeiro, Bella Marina e Clube Naval Charitas.

Regulamentações e Procedimentos de Segurança

Condutores de embarcações autorizadas deverão submeter-se ao teste do bafômetro no dia do evento e a lotação máxima permitida será rigorosamente verificada. Após cumprir todos os requisitos necessários, será concedido um Passe Livre para a embarcação acessar a área delimitada. Estas medidas seguem o Art. 3º da Lei 9.537 de 11 de dezembro de 1997, que visa a segurança do tráfego aquaviário em águas brasileiras.

Compromisso com a Segurança e a Proteção Ambiental

Além de proteger os espectadores e participantes do evento, estas medidas reafirmam o compromisso da Marinha do Brasil com a prevenção da poluição ambiental por embarcações e instalações de apoio. Este esforço coordenado entre o Comando do 1º Distrito Naval e a CPRJ sublinha a importância da segurança marítima, que é prioritária tanto em eventos de grande escala como em operações diárias.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).