O Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) foi contemplado no “Programa de Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ”.

O resultado foi anunciado pela FAPERJ, no dia 21 de outubro de 2021. O edital teve como objetivo financiar os cursos de mestrado que obtiveram crescimento ao longo dos últimos anos e garantir a continuidade da progressão qualitativa-quantitativa de suas respectivas produções acadêmicas. O Apoio da Fundação se destinou a programas e cursos de pós-graduação stricto sensu de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediados no Estado do Rio de Janeiro.

O PPGSID  apresentou o projeto  “Apoio ao Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra: para a difusão do debate sobre temas da defesa”. O projeto aprovado é voltado para a editoração das dissertações dos alunos do programa de pós graduação, o que permitirá que as pesquisas realizadas pelos alunos e professores tenham um alcance nacional. Além disso, considerando a avaliação da CAPES, o projeto contribui positivamente para a avaliação do Programa. ” A publicação das dissertações é um ganho para o PPGSID, isso porque esses trabalhos não só pontuam como indicativo de produção do Programa de Mestrado, mas também como produção Discente e Docente”, destacou a Profª Drª Erica Resende, pesquisadora responsável pelo projeto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além das propostas individuais apresentadas pelos professores, pouco mais de dois anos de funcionamento do Curso de Mestrado, esse é o segundo projeto apresentado pelo PPGSID que é aprovado por um edital da Faperj. O primeiro projeto tratou-se da criação de laboratórios de pesquisa em Segurança Internacional e Defesa que atualmente estão alocados no 1º e 2º andar do Prédio Juarez Távora.

A ESG foi contemplada juntamente com outras 22 importantes instituições do Estado do Rio de Janeiro (dentre elas UERJ, UFRJ, FGV, FIOCRUZ, CNEM e IME).

Para acessar a lista completa de contemplados:

http://www.faperj.br/downloads/Resultado_Apoio_aos_Programas_e_Cursos_de_P%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o_Stricto_sensu_do_Estado_do_Rio_de_Janeiro_2021.pdf

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).