Próximo passo das tratativas será visita técnica ao Navio Auxiliar Pará

Representantes do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) e do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) estiveram reunidos, no dia 29 de novembro, para tratar sobre a intenção da realização de Ações Cívico-Sociais (ACiSo) conjuntas. No encontro, o TRT8 apresentou a possibilidade de utilizar os meios da Marinha do Brasil para levar o projeto “Justiça Itinerante” para municípios na área de jurisdição do Com4ºDN.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a reunião, o juiz do trabalho Avertano Klautau abordou a recomendação do Conselho Nacional de Justiça para que órgãos do Judiciário realizem ações itinerantes. De acordo com o magistrado, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí são as unidades da federação com os menores índices de acesso à Justiça – fator que motiva o interesse em realizar ações em parceria com a Marinha.

O Capitão de Fragata Ondiara Barbosa, Chefe de Operações do Com4ºDN, pontuou que a Marinha do Brasil realiza, periodicamente, Ações Cívico-Sociais, atividades de caráter temporário de assistência e auxílio às comunidades ribeirinhas.

Para as ACiSo, o Com4ºDN utiliza o Navio Auxiliar “Pará”, embarcação equipada para a realização de atendimentos em saúde – com centro de triagem, centro de testes rápidos, consultório médico e odontológico, sala de exames de imagem, sala de mamografia e farmácia para distribuição gratuita de medicamentos.

A próxima tratativa entre Marinha e TRT8 prevê uma visita técnica ao Navio Auxiliar “Pará”, ainda sem data definida.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).